Você está visualizando atualmente Solenidade de 40 anos da Subseção

Solenidade de 40 anos da Subseção

A Solenidade que contou com a presença de sete ex-presidentes (Aparício Baccarini, Agnelo Herton Trama, José Gonçalves Ribeiro, Benedito Edison Trama, Fábio Marcos Bernardes Trombetti, Airton Trevisan e Fábio de Souza Santos, além do atual presidente Alexandre de Sá Domingues e do vice Presidente da seccional Paulista Fábio Romeu Canton Filho, foi um momento especial em comemoração aos 40 anos de criação da subseção Guarulhos. Muito citado durante a solenidade, o advogado, então vice presidente seccional Raimundo Paschoal Barbosa, foi peça chave para a criação e instalação desta subseção, que no início contava com 146 advogados unidos e combativos. O momento também foi coroado pela homenagem ao ex-presidente Fábio de Souza Santos que teve sua foto incluída na galeria de ex presidentes da subseção.

Leia abaixo o histórico resumido de criação de nossa subseção.

Em 29 de julho de 1976, vinte e um advogados, membros do Conselho diretor da Associação dos Advogados de Guarulhos, formalizaram um pedido para a criação e instalação da subseção Guarulhos da Ordem dos Advogados do Brasil.

Assinaram a petição endereçada ao Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo, os advogados Agnello Herton Trama, Aparício Baccarini, Aparecido Dias Cassiano, Áureo Antônio Trevisan, Benedito Edison Trama, Bertolino Luiz da Silva, Cândida Maria Ribamar Sacchi, Cleber de Jesus Ferreira, Delano Licarião de Albuquerque, Dionizio Marcial Fernandes, Gasparino José Romão, Guilherme Florindo Figueiredo, Harly Nogueira, Heitor Maurício de Oliveira, João Luiz Lopes, José Ribamar Matos da Silva, Leonildo Zampolli, Máximo Katuhiro Senday, Moacir Carlos Mesquita e Sylvio Pasetto.

Haviam naquela oportunidade 146 advogados inscritos por Guarulhos.

O brilhante advogado Raimundo Pascoal Barbosa, que na época era o vice presidente do Conselho Seccional, em memorável relatório assim se manifestou:
“Guarulhos é cidade antiga e, hoje, com grande desenvolvimento, mercê do grande parque industrial que possui. Sou favorável à criação do maior número possível de subseções da Ordem no interior do Estado. Problemas são criados para a Seção, em virtude das despesas que acarreta uma nova subseção. Contudo, a subseção tem importância não, apenas, para os advogados, mas, também, para a própria comunidade onde ela é instalada. Em Guarulhos já existe uma associação de advogados que opera com muita eficiência. Merece, pois, a velha cidade de Conselheiro Crispiniano uma subseção da nossa Ordem. Por tudo quanto foi exposto, pelo meu voto, é criada a subseção de Guarulhos, da Ordem dos Advogados.”

Já o Presidente do Conselho Seccional Dr. Cid Vieira de Souza, em ofício endereçado ao Dr. Aparício Baccarini, então Presidente da Associação dos Advogados de Guarulhos, assim se expressou:
“Levo ao conhecimento de V.Exa. que o Conselho Seccional, em sessão de 14 do corrente, aprovou a criação da subseção nessa Comarca. Outrossim, solicito de V. Exa. o obséquio de transmitir a decisão supra aos demais Srs. membros do Conselho Diretor dessa entidade. Assim sendo, solicito o comparecimento de V. Exa. a esta Seção, a fim de tratar da instalação da subseção e eleição da membros da Diretoria.“

Em assembléia geral realizada em 23 de setembro de 1976, foi eleita diretoria provisória formada por Brenno Bchelli (presidente), Moacyr Carlos Mesquita (vice-presidente), João Batista Gonçalves (secretário) e Bertolino Luiz da Silva (tesoureiro), diretoria esta que foi responsável pela realização da primeira eleição para mandato completo, com início em 1º de fevereiro de 1977.

Em 29 de outubro de 1976 ocorreu o ato solene de instalação da subseção Guarulhos, oportunidade em que estiveram presentes 55 advogados conforme consta do livro de presenças da solenidade.

Em 23 de novembro de 1976, na sede do Conselho Federal no estado do Rio de Janeiro, o CONSELHO PLENO, por unanimidade, resolveu homologar a criação da subseção Guarulhos.

Já se vão 40 anos de história, 18 diretorias, mais de 5.000 advogados inscritos, hoje a subseção Guarulhos é uma das maiores subseções do Estado de São Paulo.