Você está visualizando atualmente Coragem para mudar

Coragem para mudar

Se tem algo que exige coragem é promover a mudança. Quebrar paradigmas e sair da nossa zona de conforto exige muita determinação. Mas se quisermos obter resultados diferentes daqueles que temos, precisamos fazer aquilo que ainda não foi feito. Mudanças trazem desconforto e nem sempre produzem resultado imediato.

A proposta que saiu vencedora da campanha eleitoral de 2015, tinha metas muito claras, que deveriam nortear as ações a ser desenvolvidas durante o triênio, são elas: Apoio ao Jovem Advogado, Fortalecimento do Mercado de Trabalho, Valorização da Advocacia Guarulhense, Defesa das Prerrogativas, União da classe, Papel social da OAB, Independência e Gestão profissional.

Ao assumir a Presidência de uma das maiores subseções da OAB de todo o país verifiquei que muito precisava ser feito para mudar a realidade da Advocacia local. A cidade de Guarulhos com mais de 400 anos de existência sempre teve uma relação ambígua com a sua vizinha São Paulo, pois ao mesmo tempo que estar tão próxima da maior cidade da América do Sul é uma vantagem, essa proximidade também faz sombra e dificulta que Guarulhos se desenvolva em muitos aspectos. Na Advocacia isso é evidenciado pelo fato de constatarmos que a maioria das empresas da cidade contratam escritórios de fora, em especial de São Paulo. Também é notório que muitas vezes os advogados de Guarulhos, em especial os jovens advogados, ou precisam buscar oportunidades de trabalho na cidade vizinha, ou pior, se submeter ao trabalho de correspondente e audiencista sem a devida valorização.

De forma ambiciosa passei a estudar formas de mudar essa cultura perversa, e a primeira coisa que fiz, foi criar uma diretoria inédita na história da OAB, Diretoria de Carreira e Mercado de Trabalho, pois acredito que além de defender as prerrogativas profissionais, os direitos humanos e a observância da ética, a OAB pode defender também o Mercado de Trabalho do Advogado.

Desta diretoria fazem parte as seguintes comissões: Comissão de Introdução à Advocacia, Comissão da Jovem Advocacia, Comissão de Sociedade de Advogados e Comissão de Comunicação.
Verifiquei que nós advogados não recebemos na graduação noções de gestão de nossas carreiras, apesar da qualidade técnica de nossos advogados, muitos sofrem ao iniciar a carreira profissional, em especial ao montar seu próprio escritório.

Verifiquei que na cidade só haviam 150 sociedades de advogados cadastradas, e obviamente constatei que isso era muito pouco em relação ao imenso mercado de trabalho, razão pela qual decidimos trabalhar em algumas frentes: sensibilização, capacitação, formalização e profissionalização. Mas nada disso daria resultado, se o público alvo da advocacia não estivesse disposto a dar oportunidade aos escritórios da cidade, razão pela qual busquei desenvolver a relação institucional da OAB com a entidades empresariais do município.

Dentre os projetos que vem sendo desenvolvidos por esta gestão para alcançar pelo menos três dos objetivos principais, fortalecimento do mercado de trabalho, valorização da Advocacia Guarulhense e apoio ao jovem advogado, gostaria de destacar:

Escolinha da Advocacia – Curso de uma semana oferecido ao advogado que acabou de receber a carteira, com noções de gestão de escritórios, marketing, network, empreendedorismo, etc (já estamos na décima edição);

Revista Leis & Negócios – Publicação voltada às empresas da cidade que visa destacar ao empresário a importância do advogado como um parceiro do negócio, reforçando a importância da advocacia preventiva (já estamos na quarta edição);

Portal de Busca de Advogados – Criamos um espaço no site da OAB Guarulhos no qual o cidadão pode buscar um advogado por sua área de especialização, gradativamente os advogados tem se cadastrado e o grande objetivo é que em breve ao consultar o google para localizar um advogado, o cidadão seja direcionado ao site da OAB.

Congresso de Advogados de Guarulhos – Repensando a Advocacia – O primeiro congresso que teve como tema, exclusivamente, debater a carreira do advogado, desde a necessária formalização do escritório, passando pela gestão, marketing, técnicas de negociação, entre outros temas de suma importância para uma carreira de sucesso. (Participação de 350 advogados)

Campanha institucional de valorização – Lançamos no Congresso de Advogados de Guarulhos, a campanha 2017/2018 “ ADVOCACIA DE GUARULHOS, NESTA EU CONFIO”.

Encontro de Sociedades de Advogados – Promovemos o I encontro entre as sociedades de advogados de Guarulhos, o grande objetivo é a troca de experiências, a busca de soluções para os desafios de atuar em sociedade, buscar maior visibilidade da advocacia local. Abrir oportunidades para contratação de advogados e estagiários da cidade. (Agosto/2017)

Cartilha para abertura de sociedades – Com a finalidade de demonstrar as vantagens que o advogado que possui seu próprio escritório tem ao abrir uma sociedade de advogados, graças a coquista de inclusão da Advocacia no SIMPLES nacional, a comissão de sociedade de advogados elaborou uma cartilha com todas as informações necessárias.

Anuário de Advogados de Guarulhos – Como esperar dos empresários da cidade a contratação de advogados de Guarulhos sem um veículo organizado por área de atuação, que pudesse servir de consulta e mostrar que a Advocacia de Guarulhos é forte. Por muitos e muitos anos, somente alguns escritórios “tradicionais” da cidade, tinham a visibilidade necessária, e visando democratizar esse acesso, é que foi idealizado e criado o anuário, que certamente a cada ano agregará mais e mais escritórios. Nesta primeira edição foram convidados todos os escritórios inscritos na OAB (sociedade de advogados e sociedades unipessoais), na próxima edição poderão participar todos os escritórios devidamente registrados na cidade. Já estão sendo aceitas adesões ao anuário 2019, que será lançado em dezembro de 2018.

Enfim, todos estes projetos, e muitos mais, constam no relatório de atividades de 2017 acessível no site da OAB Guarulhos. Toda mudança, começa com um primeiro passo, por vezes incompleto e imperfeito, mas com o envolvimento de todos, certamente, alcançaremos dias melhores para a Advocacia de Guarulhos, a qual terá muito mais visibilidade e oportunidades de trabalho.

Alexandre de Sá Domingues
Presidente 2016/2018